Compartilhe

Estes termos podem confundir a cabeça das pessoas, afinal, com tantas opções, é normal que surjam dúvidas.

Fala-se em fazer terapia, análise, psicoterapia… É preciso saber o que faz cada um, o que cada um pode e onde buscar exatamente aquilo que está necessitando.

Terapeuta Holístico é um termo que costuma causar confusão pela variedade que traz, o terapeuta não é necessariamente um psicólogo ou um psiquiatra, é alguém que através de um curso de formação devidamente legalizado, ou em uma técnica terapêutica específica se torna apto a exercer aquela técnica. Existem muitas técnicas possíveis dentro das terapias holísticas, naturais e complementares. Podemos citar a cromoterapia, a auriculoterapia, a terapia com cristais, aromaterapia, o reiki, a fitoterapia os florais e tantas outras. O importante é que por não ser uma profissão regulamentada, há todo tipo de profissional disponível. Cabe à você verificar se este profissional é indicado, fale com alguém que já foi atendido, verifique sempre.Veja se a pessoa realmente frequentou um curso de terapias holísticas, veja se tem formação, se fez a formação em instituição legalizada.

Psicoterapeuta Holístico é outro termo que costuma causar confusão. O Psicoterapeuta Holístico também não é necessariamente um psicólogo ou um psiquiatra, é alguém que através de um curso de formação devidamente legalizado. O Psicoterapeuta Holístico geralmente atua agregando técnicas das terapias holísticas e naturais como a cromoterapia, a auriculoterapia, a terapia com cristais, aromaterapia, o reiki, a pnl, técnicas de desbloqueio energético e emocional, terapia de vidas passadas, terapia de vivências, regressão terapêutica (não hipnose) e outras. Como o Terapeuta Holístico, a atuação do Psicoterapeuta Holístico também não é regulamentada e cabe à você verificar se este profissional é indicado, fale com alguém que já foi atendido, verifique sempre. Igual às orientações sobre o terapeuta holístico, aqui também veja se a pessoa realmente frequentou um curso de psicoterapia holística, veja se tem formação, se fez a formação em instituição legalizada.

Tanto o Terapeuta Holístico quanto o Psicoterapeuta Holístico (que também é um terapeuta holístico), têm a ocupação prevista no Ministério do Trabalho, através do CBO – Código Brasileiro de Ocupações Nº. 3221-25 – Terapeuta Naturista, Naturopata, Homeopata (não médico), Terapeuta alternativo, Terapeuta holístico Terapeuta Naturalista e CONCLA – Comissão Nacional de Classificação/CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas Nº 8690-9/01 – Massoterapia, Acupuntura; Serviço de: Acupunturista, Aromoterapia, Cromoterapia, Do-In, Reiki, Rolfing, Shiatsu, Terapia Floral, Terapia Indiana, Terapia Reichiana, Terapias Alternativas e Terapias Não Tradicionais. Aqui é prevista também a atuação do Terapeuta Reikiano ou Terapeuta Reiki.

Psicanalista é um profissional que possui uma formação em psicanálise, método terapêutico criado pelo médico austríaco Sigmund Freud, que consiste na interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa, baseada nas associações livres e na transferência. Segundo a instituição formadora, o psicanalista pode ter formação em diferentes áreas e não é obrigatório que seja psicólogo ou psiquiatra. A Psicanálise não é uma Profissão Regulamentada no Brasil, mas não existe nenhum Curso de Graduação Superior em Psicanálise autorizado ou mesmo reconhecido pelo MEC. Quando o Ministério do Trabalho e Emprego reconheceu a ocupação de Psicanalista no Brasil, conforme CBO n.º 2515-50 não fez nenhuma exigência quanto à necessidade de Curso Superior para que estes profissionais pudessem desempenhar esta atividade.

Psicólogo é um profissional formado em Psicologia, que após 5 anos na Universidade está apto a tratar de problemas e questões emocionais e psicológicas e a ajudar-nos na resolução e remoção dos conflitos, obstáculos e dificuldades que muitas vezes temos em nossas vidas. 

Psiquiatra é um profissional formado em Medicina, que após 6 anos na Universidade está apto a tratar das causas orgânicas que causam transtornos psiquiátricos e que devem ser tratadas com medicamentos, os quais só o médico pode prescrever. Psicanalista ao contrário do que muitos pensam não é uma profissão, é uma especialização numa linha de pensamento, tanto um psicólogo, como um médico de qualquer área e não necessariamente um psiquiatra, podem após um curso sobre psicanálise, tornar-se psicanalistas. 

Por isso, é preciso estar atento ao profissional que você escolheu, se ele é psicólogo, psiquiatra ou terapeuta/psicoterapeuta holístico ou psicanalista, se ele tem boas referências, se tem a formação necessária para te prestar o atendimento que você necessita e principalmente se deixa claro desde o início da terapia como é o trabalho dele.

Quando buscamos auxílio, quando buscamos ajuda para nossos problemas, é importante que nos sintamos acolhidos, amparados, seguros de que aquele profissional que escolhemos é o profissional certo, aquela pessoa que nos ajudará verdadeiramente a encontrar nossa força interior. Essencialmente queremos a terapia da felicidade, para que assim nossas mazelas, nossos medos, apreensões e temores sejam vencidos, queremos é o que queremos é o despertar da felicidade.

É importante que fique muito bem claro que se há manifestações físicas, é preciso sempre que procure orientação médica. Não pense em sanar qualquer problema físico com terapias complementares. Terapias Complementares “complementam” o tratamento médico.

CONHEÇA AS FORMAÇÕES PROFISSIONALIZANTES QUE OFERECEMOS

[sale_products per_page="3" orderby="price" columns="3" category=""]